Quanto você vale? | Page 2

Há alguns anos , visitamos um museu e vimos um diamante raro e lindo . Dezesseis diamantes menores em uma configuração de platina cercavam essa grande joia azul-escura . Ela estava trancada em uma caixa giratória atrás de um vidro à prova de balas de cinco centímetros de espessura . Ficamos sabendo que essa joia preciosa pesava aproximadamente 9,1 gramas . Ela recebeu o nome de Diamante Hope e foi doada ao Museu de História Natural em Washington , D . C ., em 1958 . Como a maioria das gemas famosas , ela tem uma história interessante .

Em algum momento do século XVII , um enorme diamante azul que pesava mais de vinte gramas foi extraído de uma mina na Índia . Ele era extremamente valioso devido à sua cor incomum e ao seu grande tamanho . Essa joia foi levada para a França e vendida ao rei , que a reduziu para 13,4 gramas e a colocou em ouro . A realeza francesa a guardou até 1792 , quando foi roubada durante a Revolução Francesa .
A história desse diamante , conhecido como French Blue , ficou desconhecida durante os vinte anos seguintes . Os especialistas agora acreditam que ele foi levado para a Inglaterra e lapidado novamente para disfarçar o fato de que era propriedade roubada . De qualquer forma , um diamante da mesma cor do French Blue , porém menor , reapareceu em Londres em 1812 . Ele estava na coleção de um comerciante de diamantes que o vendeu a Henry Hope , o rico banqueiro que deu nome à joia .