É falso pensar que se perde a salvação
Por que então alguns pensam que , tendo sido salvos pela fé no Senhor Jesus Cristo , poderiam perder essa salvação devido à falta de fé , ou pecado , ou infidelidade ? Por acaso foi por méritos próprios ou piedade que a salvação foi inicialmente recebida ?
Deus , que não mente , diz que “ temos sido santificados , mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo , uma vez por todas ... porque , com uma única oferta , aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados ”. Tudo é baseado no sacrifício perfeito do Salvador e por isso o Deus justo e santo pode dizer dos salvos : “ De nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades , para sempre . Ora , onde há remissão destes , já não há oferta pelo pecado ”.
Salvou-nos , não por obras de justiça que tivéssemos feito , mas por sua misericórdia .
É inconcebível que o pecador arrependido , uma vez perdoado por confiar somente em Cristo , sendo tal perdão confirmado pela Palavra de Deus , seja acusado novamente da culpa dos mesmos pecados .
A Bíblia não restringe o perdão dos pecados apenas àqueles cometidos antes da salvação , mas abrange todos eles : passados , presentes e futuros . Deus colocou sobre Cristo os pecados de todos nós , nenhum ficou sem pagamento . Por isso seu sacrifício é perfeito e suficiente para nos reconciliar com Deus . Essa perfeição é atribuída em toda sua plenitude ao que crê , como enfatiza a Palavra de Deus : “ Não por obras de justiça praticadas por nós , mas segundo sua misericórdia , ele nos salvou ”, Tito 3.5 .
Depende de Deus e não do cristão
Está claro que quem confia em Cristo deve afastar-se de toda iniquidade ( 2 Timóteo 2.19 ). Contudo , não há ensinamento de que aqueles que foram salvos pela graça podem se perder novamente . Ainda que o salvo peque ( e pecará ), a promessa de 2 Timóteo 2.13 é : “ Se somos infiéis , ele permanece fiel ”.
Mas o que acontecerá com o cristão desobediente e infiel ? Ele perderá as recompensas e a aprovação que o Senhor dará aos seus servos fiéis com base nas suas obras , mas não perderá a vida eterna . Esta vida é um presente exclusivo de Deus , conforme expresso em Romanos 6.23 ; não é uma recompensa e nem é conquistada por mérito de quem a recebe . O cristão infiel perderá seu galardão , “ mas esse mesmo será salvo , todavia , como que através do fogo ”, 1 Coríntios 3.15 .
Uma vez em Cristo , para sempre em Cristo
Aqueles que confiam em Cristo como Salvador podem dizer com toda a certeza : “ Porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia ”, 2 Timóteo 1.12 . Ouça ainda as palavras do próprio Salvador : “ E a vontade [ do Pai ] que me enviou é esta : que nenhum eu perca de todos os que me deu ” e “... todo aquele que nele crê não pereça , mas tenha vida eterna ”.
Via 7