alegremo-nos , porque este meu filho estava morto e reviveu ; tinha-se perdido , e foi achado . E começaram a alegrar-se ” ( Lucas 15:11-24 ).
Essa história é chamada de parábola - uma história contada para ilustrar um ponto importante . Se a parábola tem uma beleza incomparável , o fato que ela representa é ainda mais belo !
Naufrágio e recuperação
O menino se afastou de seu pai e de seu lar , levando uma vida arruinada . Ele estava em uma situação terrível em um país distante ! Ele não imaginava , quando seguiu seu próprio caminho , aonde isso o levaria . Essa parte da parábola representa a condição perdida da humanidade . Alguns não foram tão longe quanto outros , mas todos nós estávamos longe de Deus e tentávamos agradar a nós mesmos - “ cada um se desviava pelo seu caminho ” ( Isaías 53:6 ).
Depois de algum tempo , o filho abandonado percebeu sua situação lamentável e resolveu voltar para o pai e confessar seus pecados - o que ele fez sem demora . Isso era tudo o que o pai estava esperando , o que é comprovado pelo fato de o pai estar atento aos sinais do retorno do filho pródigo e por ter corrido para encontrá-lo enquanto ele ainda estava “ muito longe ”. O amor de seu coração se derramou quando ele abraçou o filho pródigo e o cobriu de beijos . Tudo isso nos mostra o amor de Deus pelos pecadores ; Ele está esperando ansiosamente que o pecador volte e diga :