O dia estava excepcionalmente quente e seco ,
com uma brisa suave , um típico dia de final de verão para quem morava na cabana de madeira . A pequena plantação de milho em frente à cabana tinha acabado de ser colhida , e agora a brisa estava melhorando e era agradável . Enquanto os proprietários da terra olhavam para a fazenda , eles estavam satisfeitos com sua vida .
De repente , uma nuvem escura apareceu no horizonte , seguida quase que imediatamente por um brilho laranja e ardente ! Apesar de estar muitos quilômetros distantes do pequeno povoado , o fato deixou os colonos horrorizados . A notícia se espalhou rapidamente : “ A pradaria está pegando fogo !” Não havia dúvida de que o fogo estava vindo em sua direção e logo os alcançaria .
Destruição certa
O vento , que agora tinha aumentado para quase um vendaval , açoitava o capim e os arbustos da pradaria , já muito secos devido ao sol quente do dia . Todos logo perceberam que o pequeno aceiro jamais poderia deter um incêndio tão violento ! Era uma fornalha crepitante , correndo a dez ou quinze quilômetros por hora .
O que poderia deter o perigo que se aproximava rapidamente ? Nada , simplesmente nada .
Se você estivesse a menos de 800 metros do fogo devorador e rugidor , poderia ver a vida selvagem aterrorizada correndo à frente das chamas . Ursos , búfalos , antílopes , veados e animais menores , todos correndo pela vida diante da morte certa ! Inimigos