Há muitos anos , Nicholas foi criado sob a influência da religião . Ele era conhecido por sua constante busca pelo prazer . No entanto , assim como você e eu , ele era dono de uma memória e de uma consciência .
Nicholas começou a lembrar-se das muitas coisas erradas que já tinha feito e dos avisos que havia recebido por conta delas . Sua consciência o condenava . Ele pensou : “ É possível que seja verdade e que haja mesmo uma punição eterna para os pecadores !” Ele já havia ouvido falar do “ lago de fogo ” e pensou , “ Se há alguém que tem chance de um dia ir parar lá , sou eu . Afinal , eu nunca vi ou ouvi falar de alguém que já pecou mais do que eu ”.
Os pecados passaram a não dar mais prazer . Os horrores do inferno passaram a assombrá-lo . Ele queria libertar-se das amarras do passado , de sua culpa e de si mesmo ! Sentiu-se desesperado diante da possibilidade de nunca descobrir uma forma pela qual os pecadores poderiam ser salvos . Ele temia que uma longa vida dedicada à auto penitência e milhares de anos no purgatório não seriam suficientes para conquistar a benevolência do Deus santo . O que poderia então fazer ?
Ele havia ouvido falar de um monastério , um lugar em que as regras e restrições eram mais severas do que em qualquer outro . Assim , decidiu ir até lá a fim de obter a salvação de sua alma , se fosse possível . Ele tornar-se-ia um monge e aguentaria a dura disciplina da vida no monastério , se isso fosse necessário para obter o perdão .
O monastério ficava a cerca de 2.400 quilômetros de sua casa . Ele fez todo o percurso a pé , imaginando que a longa caminhada sob o sol quente poderia contar para sua penitência . Finalmente , sentindo-se fraco e com medo , ele chegou ao velho monastério e tocou a campainha . Um velho monge abriu a porta .
“ O que você quer ?”, perguntou o monge . “ Eu quero ser salvo ”, respondeu Nicholas .